quarta-feira, 28 de abril de 2010

A perda do sentido do pecado

Se existe uma faixa etária em que se deseja CONQUISTAR a liberdade, ela é por excelência a adolescência e a juventude! Tudo converge para isso! Enfim, expulsos da infância, enfim a puberdade, enfim a necessidade de tomar decisões que repercutirão por toda a vida. Desejo de busca inflamado pelo próprio Deus, que como quem quer atrair, suscita algo VIVO e PULSANTE como a liberdade. DESEJO REAL! DESEJO que é em pureza um só: É desejo por Deus! Ah se eles soubessem!
É caro leitor, mas a pressão é imensa! Limites aqui acabam soando como uma forca, sedenta por estrangular os nossos jovens. Coitados! Sair debaixo da saia da mãe, da proteção do pai, da sala de estar com vídeo-game, e gibis, para IR AO MUNDO. Repleto, cheio de novidades, dinâmico, atrativo, aventuras, prazeres, descobertas, afetividade. São confundidos neste mundo que desconhece a Deus.

Arautos da LIBERDADE! Armados até os dentes com suas (nossas também!) ideologias, seitas, ceticismos, questionamentos vários. Diante de modernismo atual, das instituições que modulam a educação , a mídia, e os formadores de opinião, são, impulsionados, cada vez mais, a um afastamento dos valores de Deus. Terminam sendo ensinados a repelir qualquer ameaça que comprometa a sua autonomia, que implique renúncia, desapego. Pois nesta sociedade, não há espaço para tanto. Eleva-se a grau primeiro a busca pelo prazer, que justifica tudo. Confundidos, como é de se esperar, disparam em todas as direções! Um salve-se quem puder de filme americano, com direito aquelas cenas triunfantes de rifle e metralhadora, barulhentas e sangrentas! Muito sangrentas!
Entendendo isso, fica até claro desmascarar a artimanha de Satanás.
Com este condicionamento, no qual foram formados, confusos assim, jovens e adolescentes, começam num caminho de indiferença e desprezo a Deus. Numa busca de liberdade assim, vêem-se ameaçados pela Igreja, da qual só ouviram falar em notícias sensacionalistas de tele-jornais, aulas de Historias completamente parciais, ameaçados por Jesus (Imagine só!!), aguçados por um senso crítico diminuído. Herança ainda do movimento ditatorial, que aboliu das escolas públicas a FILOSOFIA e a SOCIOLOGIA. Imaginemos o porquê...
O cenário é que, jovens assim, não conhecem a Deus. Por tudo o que já foi dito, e porque a nossa parcela de omissão é larga.
Se não conhecem a Deus, tão pouco, reconhecem a virtude, o Belo, o SANTO, a Verdade. Sobram a léguas de distância “do que quer que seja PECADO”. Não o conhecem! Melhor: Não o re-conhecem! Pois o pecado só se vê, diante Daquele que É. O pecado é, em sua natureza, o “NÃO É”. Já que é a negação do próprio Deus! Mesmo que haja uma vaga impressão do que seja “errado”, qual é mesmo a grande vantagem em não pecar? Soframos: Porque Eles não sabem!
Não sabem que o pecado é uma ofensa Aquele que mais os ama. Mas que significa igualmente uma ofensa a SI mesmo, a própria Felicidade! Ao mais alto nível de Liberdade e FELICIDADE que possam alcançar. Se soubessem, estariam com certeza lotando nossos grupos de oração, seminários de vida no Espírito Santo, Vigílias...
Mas há esperança! Sempre haverá! Temos uma arma secreta! Plantada no coração de cada jovem e adolescente que se entregou de vez ao pecado, ao sexo, as drogas, ao crime! Uma arma que nunca é desativada, ainda que seja encoberta, camuflada. Uma arma que posicionou-se na linha de FRENTE, bem dentro. Poderosíssima! Essa arma é Cristo, dentro do coração de cada jovem. Essa arma não silencia-se até que seja encontrada e exploda em Amor. Essa arma, precisa de nós para ser descamuflada e ativada. Resta sob nós a IMENSA responsabilidade, que implica não apenas a salvação destes jovens, mas a nossa FELICIDADE.
Essa arma está lá! Em todo e qualquer jovem e adolescente! TODOS! T-O-D-O-S! Mesmo que nós hesitemos em acreditar! Todos possuem dentro de si a angústia da busca, e somos nós os combatentes que muitas vezes terão de revirar entre corpos/almas semi-mortos para ressuscitar! Mas a RESPOSTA esta lá! É cura para TUDO! Para todo e qualquer ferimento!
Esse é o nosso papel. Anunciar aos jovens não o pecado que existe neles, é bem verdade que está lá, mas isso seria uma tragédia inútil. NECESSITAMOS anunciar a FELICIDADE, que igualmente eles carregam e que se chama JESUS!

Marcela Mendonça
Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário